Quais são as diferenças pontuais entre o contador do passado e o contador do futuro? Quão distante está o contador do presente em relação a ambos? Sem dúvidas, estas são perguntas que exigem pesquisa, análise e prognóstico, embora a essência da contabilidade esteja intacta.
Decerto não é segredo algum para você que a contabilidade é uma prática secular. Antes mesmo de ser encarada como um método, o que só veio a ocorrer no Século XV, quando o matemático italiano Frei Francisco Luca Pacioli, o “Pai da contabilidade”, criou o método das partidas dobradas.
Contudo, desde o uso da contabilidade por parte dos comerciantes para registrar suas movimentações à aplicabilidade na sociedade moderna, a função sempre foi, essencialmente, promover o controle dos ativos financeiros.
Sendo assim, o que mudou no perfil do contador afinal? Para entendermos melhor as diferenças, analisemos, neste conteúdo, as principais características e atribuições do contador do passado (não obstante), do presente e do futuro. Acompanhe!
O ofício do contador do passado
No início da contabilidade no Brasil, em meados de 1900, até as primeiras décadas, o exercício da profissão era baseado na guarda dos livros. Na medida em que a contabilidade teve a sua importância reconhecida, o contador começou a lidar com mais registros, fichas, livros, sistemas computacionais e papelada.
Com a chegada dos primeiros microcomputadores e, posteriormente, dos sistemas de gestão, a contabilidade teve a sua primeira grande evolução no mercado. O contador dessa geração passou a usufruir de instrumentos que aumentaram a sua eficiência e deram agilidade aos processos internos.
Todavia, a enorme quantidade de papéis e arquivos permaneceu como grande característica dos departamentos contábeis. Essa realidade só começou a mudar recentemente — o que muito se deve à implementação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
O perfil do contador na atualidade
Hoje a contabilidade vive um período de transição numa escala até então jamais vista. Com advento da transformação digital e da evolução tecnológica exacerbadamente acelerada, grande parte dos contadores, remanescentes da contabilidade tradicional, estão tendo de aprender a lidar com as mudanças.
Por exemplo, um profissional que formou-se em Ciências Contábeis no fim da década de 90, com aproximadamente 20 anos de carreira na área, viu a expansão do ambiente informatizado e a sua substituição pelo digital.
Os contadores em início de carreira, já adaptados aos recursos tecnológicos, já chega ao mercado quase adaptado aos sistemas contábeis. A ênfase no “quase” se dá pelo fato de que os próprios órgãos que regulam a contabilidade no país estão em processo de modernização.
Logo, se por um lado o contador do presente lida com menos papelada e passa mais tempo em frente a tela, por outro, todos seguem se adaptando. Em meio a isso, quem está mais próximo de ser o contador do futuro? Resposta: aqueles que observam de perto as tendências tecnológicas no setor.
A tendência do contador do futuro
Você já parou para pensar no quanto o papel vem sendo substituído por elementos intangíveis (digitais)? Se até pouco tempo nos limitávamos a cartas, livros e registros no papel, hoje estamos acostumados a emails, ebooks e anotações em aplicativos.
Um dos próximos itens que fazem parte dessa “agenda” é a moeda — o que já é uma realidade não consolidada. Exemplo disso são pessoas que se enriqueceram da noite para o dia, tudo porque compraram Bitcoin quando a moeda digital valia poucos centavos.
São justamente as criptomoedas e o desenvolvimento do Blockchain, TECNOLOGIA que dá o suporte a elas, que ditarão o perfil do futuro contador. Ou seja, o profissional de sucesso será representado por especialistas em contabilidade com alto conhecimento em TI.
Evidentemente, o tempo para que isso venha a acontecer é uma incógnita. De qualquer forma, é perceptível o enorme contraste entre o contador do passado e o contador do futuro, o que nada mais é que a evolução natural da contabilidade.
DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso contador PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do simples nacional, lucro presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Fonte: Jornal Contábil
Nenhum comentário:
Postar um comentário