sexta-feira, 11 de junho de 2021

Malha fina do Imposto de Renda 2021: Consulta já está disponível; confira!

Após a entrega de declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve estar atento se as informações enviadas estão corretas. Dessa forma, a pessoa evitará problemas maiores com a Receita Federal. Entenda como verificar se a declaração está na malha fina do Imposto de Renda 2021.

Desde 20219, a população pode descobrir a situação da declaração 24 horas depois da entrega. Ao verificar o status da declaração, será possível saber se a declaração ficou retida por algum motivo.

Para cair na malha fina da Receita Federal, algum dos dados na declaração está inconsistente. Este problema pode acontecer, por exemplo, no caso em que as informações informadas pelo contribuinte e por terceiros não batem.

O impasse também pode ocorrer por cometer algum erro no preenchimento ou omissão de alguma informação necessária. De qualquer modo, caso algum problema seja detectado, ainda será possível realizar correções.

O secretário da Receita Federal, Tostes Neto, recomenda que o cidadão faça a regularização de modo espontâneo — se a declaração estiver retida em malha —, sem que a Receita proceda com alguma notificação ou algum lançamento de ofício.

O problema pode ser corrigido por meio de uma declaração retificadora. As correções podem ser efetuadas no mesmo programa da declaração original. Em caso de irregularidade da declaração do IR 2021, basta ter o programa deste ano instalado no computador ou celular, segundo o Uol.

Fonte: .fdr

Nenhum comentário:

Postar um comentário