segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Quem não recebeu a restituição do Imposto de Renda caiu na malha-fina?

Com o início dos depósitos das restituições do Imposto de Renda, uma nova preocupação emerge: verificar se a Receita Federal identificou pendências e se existe o risco de ter a declaração retida para análise mais detalhada, popularmente conhecida como "cair na malha fina". Saiba como efetuar essa conferência e retificar eventuais erros na declaração antes que esses problemas se tornem maiores.

A análise minuciosa realizada pela Receita Federal, a malha fina, abrange declarações que apresentam inconsistências nas informações fornecidas. Segundo a Receita, entre 5% e 7% das declarações entregues anualmente passam por essa verificação mais rigorosa.

Diversos motivos podem levar uma declaração à malha fina, abarcando desde erros de digitação até informações incorretas ou omitidas durante o preenchimento das fichas do Imposto de Renda. Ao submeter uma declaração, esta é submetida aos sistemas da Receita Federal, onde as informações declaradas são cruzadas com dados fornecidos por terceiros, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

Diante de qualquer divergência encontrada, a declaração é retida, ou seja, entra na malha fina. É fundamental ressaltar que, enquanto uma declaração estiver nesse estado, a restituição não será processada.

Verificação de pendências

Para constatar a eventual inclusão de uma declaração na malha fina do Imposto de Renda 2023, é imprescindível acessar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) e verificar o status da declaração, bem como as pendências a ela associadas. Siga as orientações a seguir:

  1. Acesse o e-CAC;
  2. Realize o login;
  3. Opte pela alternativa "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)";
  4. Na aba "processamento" ou "Serviços do IRPF", clique em "pendências de malha".
  5. Nessa área, é possível constatar se a declaração está retida na malha fina e identificar qual é o motivo da retenção. No caso de pendências relacionadas somente a erros de preenchimento ou falta de informações, é viável enviar uma declaração retificadora.
  6. Em determinadas situações, o contribuinte poderá receber um termo de intimação fiscal, indicando a necessidade de apresentar documentos que comprovem as informações declaradas.
  7. Se a mensagem exibida for "Em Fila de Restituição", significa que a declaração já foi processada, mas a restituição ainda não foi disponibilizada.

Atente-se a esses passos para evitar problemas com a Receita Federal e para garantir uma restituição tranquila do Imposto de Renda.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário