sábado, 24 de julho de 2010

CGU vai criar cadastro de empresas éticas

Empresas comprometidas com combate à corrupção terão nomes divulgados em site


A CGU (Controladoria-Geral da União) vai criar, em semanas, um cadastro on-line de empresas comprometidas com condutas éticas e prevenção à corrupção.


Para integrar a lista, empresas não poderão ser processadas por corrupção, terão que se submeter a auditorias externas e garantir proteção a funcionários que denunciem práticas corruptas.


Deverão também informar detalhadamente suas doações a candidatos políticos. Quem financiar candidatos com ficha suja não participará da lista limpa da CGU.


"Assim como existe hoje um cadastro de empresas inidôneas, vamos criar uma lista de empresas limpas", disse o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage Sobrinho.


O anúncio foi feito durante conferência sobre corrupção realizada em São Paulo pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).


O ministro disse que algumas empresas já procuraram a CGU para se informar sobre o novo cadastro, mas não divulgou números e nomes.


"Se a empresa quiser ganhar reputação de companhia limpa, que se preocupa com a ética, vai aderir."


A medida também visa aumentar o diálogo com as empresas. A avaliação da CGU é que o medo de represálias limita as denúncias de corrupção. Das 35.666 recebidas desde 2003, só 115 vieram de empresas identificadas.


O cadastro é uma parceria com o Instituto Ethos, que hoje divulga cartilha orientando empresas sobre como atuar no processo eleitoral.


Mariana Shreiber


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário