sábado, 28 de dezembro de 2013

Veja o que o contribuinte deve fazer se cair na malha fina da Receita

Omissão de rendimentos é o motivo para a retenção de 53% das declarações deste ano.

Pouco mais de 711 mil declarações de Imposto de Renda ficaram retidas na malha fina neste ano, o que equivale a 3,2% das 27,75 milhões apresentadas ao Fisco. Em 2012, foram 604,2 mil pessoas. A malha fina consiste na checagem eletrônica das informações prestadas pelos contribuintes. Ao fazer isso, a Receita confronta as informações contidas nas declarações com aquelas armazenadas nos computadores. Os dados são recebidos de fontes pagadoras, de clínicas médicas, de imobiliárias. Quando eles não coincidem, a declaração fica retida.
A omissão de rendimentos é o motivo para a retenção de 53% das declarações deste ano. Em segundo lugar vem problemas com as despesas médicas, responsáveis por 15,66% das declarações retidas na malha. Caso não receba a restituição no sétimo lote, o contribuinte pode consultar informações atualizadas sobre sua declaração no site da Receita, na seção de pendências. Ele poderá verificar se a declaração está retida ou se há outra pendência que pode ser resolvida por ele mesmo.


Se houver erro na declaração, poderá ser apresentada declaração retificadora. Do contrário, o contribuinte pode agendar ou aguardar intimação para apresentar os documentos comprobatórios que regularizem sua situação. O agendamento para declarações de 2013 começa a partir do primeiro dia útil de janeiro de 2014. Se o problema for resolvido com a retificação, o contribuinte que tiver restituição deverá recebê-la nos lotes residuais, pagos a partir de janeiro.


Caso o contribuinte não seja autuado, mas deva impostos ao Fisco, paga 0,33% de multa ao dia (limitado a 20%) do prazo da declaração do IR até o dia que retificar. Quando a situação não é regularizada, a multa pode chegar a 75% do imposto devido mais a correção da taxa básica de juros (hoje em 10% ao ano).

Veja o que fazer se cair na malha fina 

1. Verifique o motivo da malha fina;
2. Busque os documentos usados na declaração do item retido;
3. Faça uma declaração retificadora se a informação estiver errada;
4. Cheque o site da Receita Federal após três dias para confirmar se a retificação foi processada ou se caiu na malha fina novamente;
5. Agende uma visita no portal da Receita Federal para apresentar os documentos, se os dados estiverem corretos.



fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário