terça-feira, 8 de novembro de 2016

Receita libera hoje consulta à sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2016

Os contribuintes que ainda não receberam a restituição do Imposto de Renda podem conferir hoje se seu nome está no penúltimo lote, que será pago no dia 16.

Ao todo, serão disponibilizados R$ 2,6 bilhões a 2,2 milhões de pessoas nesta etapa de pagamentos do Fisco, a sexta do ano. A vantagem de receber agora é que os valores são corrigidos pela taxa Selic no acumulado de maio a novembro, o equivalente a 7,76%.

O mesmo acontece com os lotes multiexercício dos últimos sete anos. Por exemplo, os 31 contribuintes que receberão valores devidos desde 2008, mas que por algum motivo caíram na malha fina e demoraram a regularizar o acerto de contas com o Leão, terão a correção de 89,33%, e receberão o total de 163,7 mil.

Quanto à declaração deste ano, de acordo com a Receita Federal, estarão nesta lista aqueles que transmitiram suas declarações até 26 de abril.

Os clientes do Banco HSBC, adquirido pelo Bradesco em julho, não precisam se preocupar quanto ao número de conta bancária informado na declaração, pois os valores da restituição serão automaticamente direcionados para a nova conta.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146 a partir das 9h.

Quem não for contemplado, vale acessar o extrato da declaração por meio do e-CAC, no site do Fisco, para verificar se há inconsistências, e enviar declaração retificadora o quanto antes. Basta ter os dois últimos recibos de entrega do IR para cadastrar senha. Se estiver escrito ‘declaração processada – na fila de restituição’, é só esperar pelo último lote, cujo pagamento será feito em 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário