Em qualquer profissão, conhecer um segundo idioma é fundamental. Seja pela proximidade do Brasil com os países do Mercosul, pelo aumento no número de empresas que importam e exportam produtos, ou ainda pelo simples fato de os Estados Unidos serem uma nação que baliza muito do conhecimento contábil, para um contador ter conhecimentos de termos em inglês e espanhol é fundamental.
Se você ainda não é um falante em nenhum desses dois idiomas, recomendamos fortemente que você busque esse conhecimento de forma a aprimorar os seus serviços. Contudo, mesmo que você não seja um exímio conhecer da língua de Shakespeare, listamos abaixo 10 termos em inglês ligados à contabilidade que todo profissional deveria conhecer. Confira:
1. Brainstorm
Se fôssemos traduzir ao pé da letra, brainstorm seria algo com uma tempestade cerebral. Na prática, estamos falando de uma reunião de ideias em que muitos conceitos são jogados na mesa de forma que um grupo possa escolher qual deles é o mais adequado para a solução de um problema.
2. Break-even Point
É o que nós conhecemos por aqui como Ponto de Equilíbrio. Ou seja, trata-se daquele número “mágico” que deve ser atingido pela empresa todos os meses de forma que ela consiga cobrir todos os seus custos, evitando qualquer prejuízo. Termo fundamental a ser observado em qualquer planejamento.
3. Budget
Em bom português, budget quer dizer orçamento. Não há muito o que dizer além disso, apenas que você deve saber o que essa palavra significa para que você nunca fique boiando em uma conversa.
4. Core Business
Qual é o core business da sua empresa? A tradução de core é núcleo. Em outras palavras, aqui a o termo se refere ao núcleo do negócio, ou seja, os seus objetivos principais e as suas estratégias de posicionamento no mercado.
5. Forecast
Esse é outro termo que tem se tornado cada vez mais frequente no mundo dos negócios. Forecast nada mais é do que previsão, ou seja, a análise real daquilo que foi previsto no budget. A ideia é que por meio da análise de forecast, que deve ser feita periodicamente, a empresa saiba se está indo na direção correta ou não – podendo mudar a sua estratégia se necessário.
6. Return On Investiments (ROI)
Com muita frequência você vai ouvir que precisa calcular o “ROI do investimento”. Quando for esse o caso, o que o gestor em questão quer é saber quanto a empresa vai obter – ou vai perder – em cada investimento realizado.
7. Same Store Sales (SSS)
Trata-se de um comparativo das vendas declaradas pelas lojas, com a condição que eles estejam no mesmo lugar tanto no período atual quanto no período anterior. Essa comparação pode ser feita mês a mês, bimestre a bimestre, trimestre a trimestre, quadrimestre a quadrimestre, semestre a semestre ou ano a ano.
8. Spin-off
Esse é um termo que se tornou mais popular no cinema e nas séries de TV, mas também é válido para o mundo empresarial. Um spin-off nada mais é do que um negócio derivado ou desmembrado de um já existente.
Vamos dar um exemplo usando o mundo do cinema: a Fox Films é a produtora da franquia X-Men. A partir do momento em que ela decide fazer um filme solo de um dos personagens, no caso o Wolverine, esse novo filme é um spin-off.
9. Stakeholders
Trata-se dos públicos estratégicos, ou seja, aquelas pessoas que têm algum interesse direto no desempenho de uma determinada empresa. O termo é usado com frequência para se referir aos investidores, mas eles não são os únicos contemplados por essa expressão.
10. Turnover
Sempre que ouvir a palavra turnover, substitua-a por rotatividade. Esse termo é muito comum nos departamentos de Recursos Humanos. Reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade de pessoal, é a meta de qualquer empresa que queira prosperar no mundo dos negócios.
Fonte: Sage Blog
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