segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais da metade dos brasileiros vai usar 13º salário para pagar dívidas

Prioridade será pagamento do cartão de crédito e do cheque especial, diz pesquisa
R7

O 13º salário será usado por 57% dos consumidores para liquidar as dívidas, segundo levantamento divulgado pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) nesta segunda-feira (8).

O índice recuou na comparação com o ano passado, quando a intenção do pagamento de dívidas era de 64% das pessoas que recebem o benefício. O estudo foi feito no mês de outubro e levou em conta a opinião de 567 pessoas de todas as classes sociais.

O economista Miguel Ribeiro de Oliveira, que coordenou a pesquisa, afirma que a diminuição do indicador "demonstra que a melhora da economia, com o crescimento da renda e do emprego, e o crescimento do crédito reduziram as dívidas pendentes destes consumidores".

Os principais débitos a serem pagos serão o cartão de crédito e o cheque especial, que, juntos, representam 73% dos débitos das pessoas que usarão o benefício para liquidar as dívidas. Essas modalidades de crédito são as que cobram os maiores juros no Brasil, ao redor de 130% ao ano, no caso do cheque especial, e de cerca de 200% ao ano no caso do cartão de crédito.

Depois do cartão e do cheque especial, completam o ranking das principais dívidas o financiamento bancário, com 9%; dívidas com prestações em atraso no comércio, com 8%; regularização do nome junto a órgãos de defesa do comércio (como o Serasa), com 7%; e, por fim, dívidas diversas como mensalidade escolar e tarifas públicas de água, luz e telefone.

Além das dívidas

Os brasileiros também pretendem usar o 13º salário para o consumo: 19% dos entrevistados disseram que vão usar o benefício para comprar presentes de fim de ano, e outros 3% afirmaram que vão utilizar a grana para comprar ou reformar a casa própria.

Outros 12% dos consumidores estão mais preocupados com as contas do início do ano, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), material e matrículas escolares.

O levantamento mostrou ainda que 6% das pessoas já receberam parte ou todo o 13º salário ao longo do ano ou fizeram empréstimos de antecipação do mesmo. Com isso, já gastaram o dinheiro.

Para completar, apenas 3% dos brasileiros pretendem guardar a grana do 13º salário para gastar ao longo do ano. No ano passado, entretanto, apenas 1% dos entrevistados disse que pouparia a grana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário