sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mercado de trabalho: setor contábil será destaque este ano

SÃO PAULO – Um dos setores que deverá ser destaque este ano é o setor contábil. Um levantamento realizado pela Robert Half revela que 39% das empresas brasileiras pretendem contratar profissionais para esta área.

O principal motivo da contratação é a ampliação dos negócios em 2011. A procura é por profissionais que além de conhecerem o sistema fiscal e tributário possam auxiliar nas decisões importantes da empresa.

O presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo), José Chapina Alcazar, acredita que a iniciativa das empresas é correta, já que a área de contabilidade deve ser vista como estratégica na empresa. “O segredo está na contratação do profissional e a relação precisa ser de confiança”, diz.

Exame de Suficiência

Em relação ao exame de suficiência, que concederá o registro para o profissional atuar, o Sescon-SP considera um avanço para a categoria.

“A exigência valoriza a atividade e garante para o cliente mais qualidade no serviço prestado”, avalia Alcazar. Ele acrescenta que o exame garantirá ainda o preparo e qualificação que as pessoas que trabalham na área devem ter.

A primeira edição do exame será em 27 de março. Poderão se inscrever candidatos que tenham concluído o curso de bacharelado em Ciências Contábeis ou Técnico em Contabilidade. A inscrição para a prova será de 10 de janeiro a 11 de fevereiro, nos conselhos regionais de cada estado.

O Brasil tem, atualmente, 417 mil contabilistas e 70 mil empresas contábeis. Do total, 118 mil profissionais e 18 mil empresas operam no estado de São Paulo.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário