É sério isso mesmo? Em pleno ano de 2014, com a economia estagnada e
crescimento do país quase zerado, existem empresas dispensando clientes?
Sim, é verdade, e o paradoxo é esse: contadores estão dispensando clientes
por um conjunto válido de motivos. Mas está certo isso? Provavelmente não, como
veremos.
O primeiro motivo é que essa estagnação atual do mercado não é verdadeira nas
empresas do ramo de contabilidade. O governo, com sua sede de arrecadação, está
exigindo um nível cada vez maior de formalização e organização do contribuinte,
e nesse cenário o (bom) profissional de contabilidade ganhou uma importância
nunca vista no Brasil. Isso quer dizer que quem consegue esclarecer e resolver a
vida do cliente, apesar da burocracia, vale ouro e está até o teto de
trabalho.
O segundo motivo é que pelo artigo 1.177 do código civil, “a responsabilidade
dos profissionais de contabilidade é direta, pessoal e solidária no caso de
prática de atos dolosos”. Em outras palavras, o contador é responsável pelas
informações enviadas ao fisco em nome do seu cliente – e isso significa
risco.
E o risco é alto, já que a empresa de contabilidade pode ser entendida como
uma fábrica, que busca as informações do cliente, as transforma e gera vários
produtos acabados: contabilidade, apurações de impostos, arquivos a serem
enviados ao fisco, entre diversas outras coisas. A matéria prima dessa fábrica é
informação gerada pela empresa cliente, e a qualidade dela depende inteiramente
da sua gestão e organização internas. Agora, e se a matéria prima dessa fábrica
é de baixa qualidade, adivinha o que vai sair do outro lado? Isso mesmo que você
pensou... Vai sair algo que ninguém quer se responsabilizar.
Então é isso: Mercado contábil aquecido + Cliente com risco = Fila anda
Só isso? Não. Empresa desorganizada gera mais uma coisa desagradável para o
escritório de contabilidade além do risco: o custo. Quanto pior a qualidade da
matéria prima, mais trabalho isso gera na fábrica.
Muitos escritórios que conheci apuram o custo por lançamento contábil,
sabendo exatamente a margem de lucro de cada cliente. E segundo muitos
depoimentos que ouvi, cliente que gera risco também gera custo excessivo. Isso
parece ser uma regra geral.
Mas calma lá: então o único culpado dessa “demissão” é o próprio cliente?
Nem sempre. Numa relação complexa como essa dificilmente um lado é totalmente
inocente e o outro totalmente culpado.
O lado negativo que a grande quantidade de obrigações fiscais gera é que
muitos contadores não tem tempo para executar uma das suas principais funções:
orientar o cliente. Esse trabalho pode ser árduo mas tem que ser feito com
insistência. Se a empresa gera informação de baixa qualidade para o contador,
este precisa explicar as possíveis consequências e prestar orientação ao
cliente.
Nisso, muitos contadores falham involuntariamente. São capazes de jurar que
estão orientando, e que o cliente negligenciou ou simplesmente não se mexeu, por
mais que ele explique e insista.
O que esses contadores esquecem é que eles falam um idioma bem diferente do
cliente. Em pleno 2014, boa parte dos contadores ainda não entendeu que o
empresário brasileiro só pensa em duas coisas: vender mais e gerar resultado. E
como ele rarissimamente planeja “como” vai conseguir isso, vive apagando
incêndio e correndo atrás do prejuízo. Ah, e quanto menor a empresa, pior é este
cenário. Então aqui vão algumas dicas para os nossos contadores:
Se envolva mais no negócio do cliente. Descubra os detalhes operacionais da
empresa;
Ao invés de apenas “entender o negócio do cliente”, é bem mais importante
“entender como o empresário entende o negócio dele”. Você ficará surpreso em
como essas duas coisas podem ser diferentes;
Empresas são pessoas. Conheça essas pessoas, principalmente aquelas que estão
na base da pirâmide e que são a origem da informação que chega a você;
Descubra formas do empresário ganhar mais ou gastar menos. Se você conseguiu
isso ao menos uma vez, o empresário vai começar a prestar muito mais atenção a
você e em suas orientações;
Não reclame do governo. Tudo tem um lado bom, até as incontáveis exigências
fiscais atuais;
Ataque com tecnologia. Tecnologia é sem dúvida a melhor forma de melhorar a
qualidade da informação na sua origem;
A lista acima exige tempo e investimento do contador, e acaba que existem
casos onde “demitir o cliente” pode parecer mais fácil ou barato nos dias
atuais, mas e no futuro? Será que a balança vai continuar inclinada para um lado
para sempre? Quem já viveu um pouco sabe que não... E se você contador enxerga
no longo prazo, vai perceber que vale muito mais a pena aprender a falar esse
idioma confuso, a língua do empresário brasileiro, do que demiti-lo.
Fonte: Site Contábil
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