Confira algumas dicas que vão te ajudar a diminuir e evitar a inadimplência na contabilidade do seu escritório.
É muito complicado ter de cobrar um cliente que está com pagamento atrasado ou em débito. A maioria dos escritórios contábeis sofre com a inadimplência de alguns clientes que não cumprem com seus pagamentos e honorários. Porém, muitos ficam com medo de uma interpretação errada por parte dos clientes, e mais medo ainda de perdê-los.
Segundo levantamento realizado pelo Jornal Contábil, cerca de 60% das empresas contábeis enfrentaram problema com recebimento de honorários. Caso sofra com esse problema, saiba que existem algumas ações preventivas que podem minimizar e evitar a inadimplência no seu escritório contábil. Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar com esse problema. Continue lendo:
REORGANIZE A CARTEIRA DE CLIENTES
Ninguém gosta de perder clientes, mas se você já estiver lidando com a inadimplencia desse cliente há muito tempo, saiba que dificilmente ele mudará de comportamento. Se a dívida é uma rotina, você é quem deve tomar uma atitude. É importante saber o momento certo de remover esse cliente inadimplente de sua carteira para que isso não prejudique a saúde financeira de sua empresa.
DETERMINE PRAZOS
Quando tempo seu escritório permitirá o atraso de pagamentos? É importante estabelecer um prazo, pensando sempre no esquema financeiro do seu escritório. Por exemplo, se o ideal é que os pagamentos ocorram até o dia 10 de cada mês, e você estabeleceu que dará 5 dias de tolerância para pagamento, defina a data de vencimento para o dia 2. Assim, você evita que esse prazo de tolerância atrapalhe de alguma forma o sistema do seu escritório.
ANALISE O HISTÓRICO DO SEU CLIENTE
Analisar o histórico do seu cliente que está em débito é fator determinante para decidir qual estratégia adotar, por exemplo, se o seu cliente nunca atrasou nenhum tipo de pagamento, e de repente, atrasou o pagamento pela primeira vez, ligue para saber se ele esqueceu do pagamento, se ele está com algum problema interno, etc. Descubra qual o motivo do atraso, analise o histórico e descubra como você pode agir.
COBRAR É NECESSÁRIO
Se você não cobrar o cliente, dificilmente conseguirá mudar a situação. Isso pode criar um espaço confortável para o mau pagador e agravar a situação. Mas como esse contato com o cliente é muito delicado e desconfortável para ambas as partes, é necessário ter um profissional experiente nessa área. Conte com alguém que utilize os argumentos certos para realizar a cobrança, afinal ninguém gosta de ser cobrado, seja lá qual for a dívida.
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
A maioria dos escritórios investe na conquista de novos clientes, mas se esquece da retenção daqueles já existentes. Isso é uma das principais causas de inadimplência na contabilidade, da perda de clientes importantes, entre outras consequências. O relacionamento e comunicação com o cliente é uma dica universal, pois melhora muitos outros aspectos. Então não se esqueça: quanto mais próximo o contador for, e quanto mais valor ele agregar ao seu serviço, menor será a inadimplência na contabilidade.
Fonte: Jornal Contábil - Via Abertura Simples
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