sexta-feira, 15 de maio de 2020

Pontualidade no Trabalho: Dicas para Colaboradores mais Pontuais

Você pode achar que aquele colega de trabalho que está sempre atrasado seja simplesmente mal-educado ou sem comprometimento, mas pesquisas apontam que 1 a cada 5 pessoas possuem problemas com pontualidade. 
 
A situação já é quase clássica, começa com apenas um funcionário com problemas de pontualidade no trabalho e, quando você percebe, o problema já passou a ser de um grupo ou até mesmo de vários setores da empresa.
 
Apesar da falta de pontualidade ser apontada como um problema que precisa ser analisado com fatores psico e fisiológico, será que todos os funcionários sofrem deste problema? Ou será que o ambiente organizacional está contribuindo para a falta de pontualidade no trabalho?
 
Uma coisa é certa, quando a taxa de atrasos de uma empresa é muito alta, certamente ela poderá trazer muitos danos e prejuízos relacionados à produtividade e até mesmo à harmonia no ambiente de trabalho. 
 
Sabemos que nenhum empresário gosta de se deparar com este cenário na sua empresa. Por isso, se você quer aprender como identificar quando o atraso se tornou um problema e como resolvê-lo, está no lugar certo. 
 
Continue lendo esse artigo e confira dicas para tornar os colaboradores mais pontuais e resolver de uma vez os problemas de pontualidade na sua empresa. 
 
Para começar, vou separar os principais assuntos que vamos ver ao longo do texto: 
Temos muitos assuntos para tratar nesse texto, então chega de perder tempo e vamos começar.

Pontualidade no trabalho

A pontualidade é uma característica muito valorizada no mundo corporativo. Entretanto, mantê-la é um grande desafio para muitas empresa, sendo um dos principais fatores para decréscimo da produtividade.
 
Para que as organizações desempenhem suas atividades corretamente, é fundamental que seus colaboradores sejam dedicados e comprometidos com o trabalho. Parece uma tarefa simples, não é mesmo? Em teoria sim, mas a prática não é tão fácil assim. 
 
Quando um colaborador falta ou chega atrasado com frequência, pode haver consequências graves que afetam a entrega de resultados, harmonia do time e o sucesso da organização. 
 
Um atraso de dez minutos pode até parecer insignificante, mas para alguém que depende de uma agenda rigorosa, esse pequeno atraso pode ser extremamente prejudicial. 
 
Imagine deixar os colegas de trabalho te esperando para uma reunião, ou até mesmo uma situação pior quando falamos de um cliente, que chegou na hora combinada, mas teve de ficar esperando para ser atendido. Com certeza, esta atitude pode ser extremamente prejudicial tanto para a imagem da empresa quanto para a do profissional. 
 
Por essa razão, as organizações estão cada vez mais atentas à pontualidade dos seus funcionários, uma vez que além de afetar a produtividade, esse problema pode prejudicar a imagem da contratante no mercado. 
 
Para analisar se a pontualidade é um problema na sua empresa, contudo, é necessário destacar que nem todo atraso requer um alerta vermelho ou representa um problema a ser considerado. 
 
Existem uma série de motivos que podem fazer com que os profissionais atrasem, desde trânsito em dias chuvosos, até consultas médicas, problemas familiares e ocorrências inesperadas. 
 
Dessa forma, é necessário analisar todos os casos isoladamente, pois existe uma grande diferença entre um atraso e uma série deles. O primeiro passo para resolver problemas com a falta de pontualidade é identificar os motivos pelos quais os atrasos vêm ocorrendo. 
 
Sabemos que imprevistos acontecem com todo mundo, e que o sistema de transporte das cidades também apresentam problemas corroborando para os atrasos. Entretanto, estas não podem ser desculpas para atrasos frequentes.
 
Principalmente quando levamos em consideração as consequências que a falta de pontualidade pode causar para as empresas e para a imagem do funcionário.

O valor da pontualidade

Para algumas pessoas chegar um “pouquinho” atrasado já faz parte da rotina, para não falar normal. Já para outras, a falta de pontualidade é um problema sério, podendo até mesmo interferir na credibilidade daquele funcionário. 
 
Para o mundo corporativo, ser pontual pode representar o valor de um profissional, ou seja, demonstra que a pessoa possui controle sobre o próprio tempo, comprovando sua responsabilidade e capacidade de cumprir com o prometido.
 
A pontualidade é uma forma de expressar a importância que o profissional dá para seus compromissos, assim como o respeito com todas as pessoas envolvidas com o que se está sendo realizado. 
 
Para muitos, a pontualidade é muito mais do que chegar no horário combinado, e é vista como um compromisso com diversas atividades, como com a entrega de tarefas no prazo determinado ou com o cumprimento de uma agenda programada.
 
Agora você deve estar se perguntando: “Ser pontual é tão importante assim?”
 
É sim. Todo colaborador que busca um crescimento profissional precisa mostrar que é uma pessoa comprometida, não apenas com o horário, mas com projetos, tarefas, e tudo que envolve seu trabalho. 
 
Um funcionário que não demonstra ser pontual, consequentemente, desenvolve vários prejuízos, não apenas financeiro com o desconto na folha de pagamento pelo atraso, mas também na credibilidade pessoal.
 
Pode ser difícil de acreditar, mas muitos profissionais não ligam e até acham engraçado ter o apelido de “atrasadinho”. Entretanto, precisamos lembrar que esse colaborador pode perder grandes oportunidades devido à essa fama. 
 
Mas você deve estar se perguntando: “atrasos nunca são tolerados? Até mesmo quando o funcionário se atrasa com algum projeto, isso pode prejudicar sua imagem profissional?”
 
Para esclarecer essa dúvida, precisamos lembrar que no inicio do artigo eu mencionei que nem todo todo atraso significa um problema, e é justamente sobre essa diferença que vamos falar no próximo tópico. 

Pontualidade e assiduidade: qual a diferença?

A confusão entre pontualidade e assiduidade é muito comum no mundo corporativo. Apesar dos termos terem nomes parecidos e sejam frequentemente associados, existe uma diferença entre eles. 
 
Enquanto a assiduidade se refere à pessoa se mostrar presente nos compromissos de maneira constante, a pontualidade se refere ao fato dela chegar aos compromissos no horário estipulado, ou entregar uma tarefa no prazo determinado. 
 
Apesar de ambos os termos se referirem ao comprometimento do profissional com um compromisso marcado, nem sempre uma pessoa que é assídua é pontual, ou vice e versa.  
 
Em outras palavras, uma pessoa pode ser assídua sem ser pontual, como é o caso de pessoas que estão presentes nas reuniões, mas sempre atrasam a entrega de um projeto. 
 
Lembra que no início do texto eu disse que nem todo atraso significava um problema para a empresa? Isso é verdade, exceto no caso onde exista assiduidade no atraso, ou seja, quando determinado funcionário costuma atrasar constantemente. 
 
Vale ressaltar que, se o funcionário apresenta problema para desempenhar essas duas funções, seja separadamente ou em conjunto, vários problemas poderão acontecer tanto para a sua imagem quanto para a da instituição e para a gestão das equipes. 
 
Isso porque um funcionário que possui o costume de atrasar pode interferir no desempenho produtivo e no clima organizacional da empresa
 
Para compreendermos a gravidade do problema de pontualidade, confira a seguir os principais problemas associados à esse tema enfrentado pelas empresas.

Desvantagens de não ser pontual

Influência sobre outros

Uma antiga fábula já dizia que uma maçã podre contamina um cesto inteiro. Essa pequena história se encaixa perfeitamente ao mundo corporativo. 
 
Um estudo feito pela University of Kentucky (EUA) e publicado na época negócios, revelou que 37% dos funcionários são mais propensos a cometer uma má conduta se eles se encontrarem com um colega que possui um histórico de má conduta. 
 
Isso te diz alguma coisa?
 
Será que aquele funcionário que sempre chega atrasado, estaria influenciando o restante da equipe?
 
Infelizmente sim. Este comportamento de chegar atrasado quando não gerenciado de forma correta pelos gestores pode contaminar todo o ambiente de trabalho. 
 
Ou seja, se em determinado grupo o gestor permite que um ou mais colegas cheguem atrasados, rapidamente esse comportamento pode vir a ser repetido por mais membros daquela equipe, e, quando se percebe o problema, já é tarde demais. 
 
Por isso que o ideal é que o gestor tenha uma posição firme ao conversar sobre o comportamento errôneo, mostrando qual é o problema, e tentando ajudar a solucioná-lo. 

Prejudica a equipe

Nada é pior do que precisar do apoio dos membros da sua equipe e descobrir que alguns deles não foram trabalhar ou chegaram atrasados. 
 
Faltas e atrasos são os verdadeiros inimigos do bom desempenho e entrosamento das equipes dentro de uma empresa. 
 
A qualidade do trabalho está atrelada à dedicação dos profissionais e, como vimos acima, basta um membro mostrar-se desmotivado para que esse comportamento afete todos à sua volta. 
 
A falta de assiduidade e pontualidade podem ter forte atuação na perda de eficiência do profissional e na queda da produtividade, que, em muitos casos, pode acarretar na saída de alguns clientes e, consequentemente, na diminuição de indicadores da área e da organização.
 
Isso sem falar na sobrecarga de trabalho que os atrasos podem trazer para os colegas de equipe. 
 
Imagine que uma equipe está contando com aquele profissional para baterem a meta do mês, e, devido aos constantes atrasos daquele funcionário, os outros membros da equipe tiveram que assumir a responsabilidade por ele. 
 
Dá para imaginar a frustração de todos esses membros por terem que trabalhar mais devido a falta de comprometimento do colega, não é mesmo?
 
Com o tempo, a equipe deixará de confiar naquele profissional, e ao poucos, o colaborador começará a ser isolado, uma vez que seus atrasos comprometem o bom andamento e o bom rendimento da equipe.

Suja a imagem profissional

 
Ainda utilizando o caso que citei no tópico acima, você consegue imaginar o quão prejudicada fica a imagem daquele profissional?
 
A imagem de todo colaborador que costuma se atrasar é prejudicada devido à falta de comprometimento. Quando isso acontece, tanto os gestores quanto os membros da equipe passarão a não confiar nele, afetando assim não apenas sua imagem, mas a possibilidade de crescimento dentro da organização.
 
Vale ressaltar que o comportamento de um colaborador está sempre sendo avaliado, mesmo que não seja de forma proposital. A forma como ele lida com prazos horários e como ele se relaciona com os colegas reflete seus hábitos e perfil corporativo.
 
Pronto! Acho que já deu para percebermos que a pontualidade e assiduidade são realmente importantes para qualquer profissional. 
 
Agora que vimos as desvantagens, preciso te mostrar o outro lado da moeda. Confira algumas das vantagens de ser pontual.

Vantagens de ser pontual no trabalho 

Imagem profissional

A imagem que uma pessoa transmite ao mundo é capaz de gerar um sentimento de credibilidade ou até mesmo criar expectativas negativas. 
 
A imagem que um profissional transmite ao colegas de trabalho deve ser condizente com o grau de excelência que ele deseja alcançar. Ou seja, se ele quer ser reconhecido como um profissional competente, é essencial que ele cumpra os prazos, horários e tarefas conforme o combinado. 
 
Você deve estar se perguntando: mas por que a imagem profissional dos meus colaboradores é importante para o meu negócio?
 
Lembre-se que as pessoas são a imagem da sua empresa, e quando alguém entra em um ambiente corporativo, geralmente consegue ter uma noção da forma de trabalho daquela organização. 
 
Como ficaria a imagem da sua empresa perante os clientes se seus colaboradores sempre se atrasassem para as reuniões ou compromissos? Certamente nenhuma instituição tem sucesso no mercado com uma fama de que atrasa prazos e não comparece às reuniões como combinado. 
 
Por isso, a pontualidade dos seus funcionários é essencial para a sua imagem.

Chegar em reuniões com calma e clareza

 Você já se deparou com uma situação onde um profissional chegou atrasado em uma reunião e, no meio da apresentação, fez perguntas que teriam sido respondidas se ele tivesse chego no horário?
 
Isso é ainda pior quando quem atrasa é a pessoa que vai apresentar a reunião, uma vez que seu atraso logo de cara mostra seu despreparo para tal atividade.
 
Agora, e quando você chega na reunião com um cliente e ele se mostra devidamente preparado para tal apresentação? A forma como ele te recebe passa total confiança para aquilo que ele vai apresentar, dando espaço para tirar dúvidas e possíveis questionamentos.
 
Um profissional assíduo e pontual demonstra compromisso, respeito pelos colegas e inspira confiança.
 
Agora que vimos as vantagens e desvantagens da pontualidade, quero te mostrar como melhorá-la. Vamos lá!

Como melhorar a Pontualidade

Parte do trabalho dos gestores dentro de uma empresa é estar atento a tudo que acontece com seus colaboradores. 
 
Em outras palavras, ele deve identificar quando seus colaboradores estão desmotivados, quando existe sobrecarga, assim como comportamentos que possam afetar os membros da equipe ou a imagem da própria organização.
 
Como vimos até aqui, a pontualidade é um problema que pode afetar a todos. Entretanto, ele não pode ser solucionado apenas com a ajuda da empresa, mas sim com a ajuda de todos os colaboradores que estejam envolvidos.
 
Não é apenas a empresa que precisa se adaptar para que seus colaboradores mantenham a assiduidade e a pontualidade. Esse processo precisa de uma colaboração mútua, por isso separei algumas dicas para ajudar aqueles funcionários que costumam atrasar. 
 
Venha conhecer algumas das dicas para melhorar sua pontualidade. 

Veja a falta de pontualidade como um problema 

Lembra que no início desse texto eu mencionei que para muitas pessoas aquele atraso de 10 minutos não é considerado um problema?
 
Lembre-se: todos começam com pequenos atrasos até perceberem que isso virou um grande problema. Por isso o primeiro passo para conseguir melhorar a pontualidade é reconhecer que até pequenos atrasos podem ser um problema quando eles são recorrentes. 
 
Existe ainda aquelas pessoas que, ao chegarem atrasadas, lançam piadas sobre o assunto apenas para tentar disfarçar o erro, mas que de nada adianta e nem contribui para a evolução profissional. 
 
Por isso, mudar a forma como você enxerga o atraso é um dos passos essenciais, para acabar de vez com este problema. Veja até mesmo os pequenos atrasos como um problema que precisa ser solucionado. 

Planejar o dia seguinte

Outro ponto muito importante para aqueles que querem erradicar o problema com pontualidade é o planejamento. 
 
Se você passa muito tempo para escolher roupa ou se arrumar, busque escolher o que vestir na noite anterior. Realizar esse pequeno planejamento vai te ajudar a otimizar o tempo ao acordar e realizar todas as tarefas até sair de casa.

Calcular tempos comuns de deslocamento e colocar margem

Do mesmo modo, se você mora longe da empresa, acorde mais cedo e tente fazer o trajeto num horário diferente do atual. 
 
Tenha como meta chegar pelo menos 10 minutos antes do seu expediente, pois essa flexibilidade evita imprevistos com o transporte ou trânsito.

Elimine a procrastinação.

Quando falamos sobre pontualidade, um dos problemas mais recorrentes e que afetam a maioria dos atrasados é a procrastinação. 
 
O que eu quero dizer com isso? Todos nós tivemos dias em que sair da cama parecia uma tarefa impossível, seja por preguiça, cansaço ou por uma noite mal dormida. Acredite, todos passam por isso. 
 
Entretanto, quando essa situação fica recorrente, é mais fácil ceder à tentação e procrastinar para sair da cama. Por isso, evite deixar tudo para última hora, tente se programar a calcular o tempo que você leva para realizar todas as atividades até sair de casa.

Conclusão

 Chegamos ao fim deste artigo. E aí, ainda resta alguma dúvida sobre a importância da pontualidade para a sua empresa?
 
Tenho certeza que não. 
 
Afinal, vimos que pessoas pontuais e assíduas são importantes para todos os setores, além de inspirarem mais confiança para todos que estão ao seu redor. 
 
Fonte: Ponto Tel

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