quinta-feira, 9 de junho de 2011

Que tal aproveitar a restituição do IR para saldar as dívidas?

O dinheiro estará disponível nas contas dos contemplados no primeiro lote a partir do dia 15 de junho; investimentos devem estar atrelados aos sonhos, afirma especialista.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Depois da mordida, o assopro. Na última quarta-feira a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do ano de 2011. Ao todo, 1,5 milhões de contribuintes serão beneficiados, totalizando o valor de R$ 1,9 bilhões a serem devolvidos. O dinheiro estará disponível nas contas dos contemplados a partir do dia 15 de junho. A maior parte do primeiro lote será destinada aos maiores de 60 anos (cerca de 1,3 milhão), de acordo com o Estatuto do Idoso.


Mas o que fazer se receber esse dinheiro? De acordo com o educador financeiro, Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DSOP, essa é uma boa oportunidade para saldar as dívidas em geral, dando especial atenção ao cheque especial e ao cartão de crédito. "Essas dívidas devem ser as primeiras a serem combatidas, já que as taxas de juros são mais altas do que a lucratividade de qualquer aplicação segura", explica Domingos.

Entretanto, ele alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. "O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas das dívidas e não o efeito, e isso só de faz com educação financeira", afirma.

Já para os contribuintes que não têm dívidas o ideal é investir o dinheiro. "É importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos de curto, médio e longo prazo das famílias. Caso contrário o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos", adverte Domingos.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário