segunda-feira, 4 de junho de 2012

IR 2012: mensagem de texto pelo celular avisa sobre data da restituição

A partir de junho, a Receita Federal começa a liberar as restituições do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) do exercício 2012. Para receber a notificação, o contribuinte pode utilizar o serviço de mensagem de texto para celular.

Para usufruir do serviço, disponível para exercícios a partir de 2008, o contribuinte deve cadastrar o número do celular no site da Receita Federal.

Restituição

De acordo com a Receita, a previsão de liberação do primeiro lote de restituição do IRPF 2012 é no dia 15 de junho e o último lote deve ser liberado no dia 17 de dezembro.

Ao todo, são sete lotes regulares, que são liberados para consulta cerca de uma semana antes de o dinheiro ser depositado no banco.

Conforme publicado pela Agência Brasil, caso não seja notificado ou não consiga consultar o lote na página da Receita, o contribuinte deverá verificar o extrato disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

No e-CAC também é possível descobrir erros ou irregularidades na prestação de contas com o Fisco. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora.

Declaração

Para os contribuintes que perderam o prazo para declarar o IR, encerrado na última segunda-feira (30), a partir das 8 horas desta quarta-feira (2), o site da Receita passou a receber essas declarações.

Ao contrário do que aconteceu em 2011, não será necessário instalar o aplicativo novamente no computador, já que o programa já calcula a multa que é, no mínimo, de R$ 165,74, para quem entregou a declaração com atraso.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário