segunda-feira, 5 de maio de 2014

Conheça habilidades indispensáveis em todas as profissões

Cada profissão possui as suas particularidades, entretanto, existem algumas qualidades que são bem vistas em qualquer área. Mais do que habilidades que podem ajudá-lo a conseguir a vaga dos sonhos, elas são características que melhoram a sua carreira e fazem com que você se destaque no mercado de trabalho. Veja quais são elas:

1 – Administrar o tempo

Saber administrar o seu tempo e alinhá-lo com a quantidade de tarefas que você tem a cumprir na empresa é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho. Além disso, é uma habilidade que ninguém pode ensiná-lo a ter, portanto esforce-se para encontrar o equilíbrio entre atividades e tempo.

2 – Ouvir críticas e sugestões

Por mais que você se esforce, é difícil realizar um trabalho impecável o tempo todo. Se você tem chefes ou colegas de trabalho dispostos a fazer críticas ou sugestões construtivas, saiba ouvi-los! Um funcionário que não escuta o que os demais têm a dizer passa uma imagem negativa, como se achasse que não precisa se mais ninguém além de si mesmo.

3 – Ajudar e ser ajudado

Mesmo que o seu trabalho seja extremamente individualizado, você provavelmente trabalha junto a uma equipe. Portanto, esteja atento às necessidades dos seus colegas e ajude-os sempre que puder. Além disso, não se envergonhe: se você não souber fazer algo, peça a ajuda de alguém. Ao contrário do que você pode imaginar, o ato de pedir ajuda é bom, pois você demonstra humildade e vontade de aprender.

4 – Evitar distrações

Nenhum chefe deseja ficar perguntando o tempo todo o que você está fazendo e - muito menos - chamar a sua atenção por algo como a navegação excessiva nas redes sociais durante o horário de trabalho. Contenha-se! Evite as distrações que podem comprometer a qualidade do seu trabalho.

5 – Saber defender pontos de vista

Você tem uma opinião diferente? Saiba defende-la. As empresas, no geral, procuram por pessoal quesaibam defender o que acreditam de forma sensata e racional, mostrando argumentos e conhecendo a hora certa de falar e ouvir.

6 – Ser independente

Não espere o seu chefe pedir para você fazer algo: se você sabe que é parte da sua obrigação ou tem certeza de que o resultado será proveitoso, adiante-se ao pedido. A independência é uma habilidade muito admirada no mercado de trabalho, pois um funcionário competente e seguro transmite essas características ao restante da equipe.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário