sexta-feira, 9 de maio de 2014

Só troque de empresa, ou emprego, pelos motivos certos

Expectativas. Essa condição de quem espera por alguma coisa, baseando se em probabilidades ou na possível efetivação de algo é o que leva uma pessoa a permanecer em uma função ou partir para a próxima. Mas, a pergunta é: por que, então, cada vez mais os profissionais mudam de empresa, ou emprego, e depois, em menos de 30 dias já estão reclamando? A resposta é simples. Porque mudaram pelos motivos errados.
São três as possibilidades mais recorrentes. Em primeiro lugar, porque não avaliaram adequadamente as causas que geraram descontentamento com o emprego anterior.

Depois, porque na ansiedade de mudar rápido, não analisaram corretamente a nova proposta e, por último, porque não deram um prazo no mínimo razoável para colher os resultados da mudança.

É certo que se um profissional atua em uma área que não gosta, dificilmente se sentirá realizado e por isso ficará infeliz. As pessoas lutam pela felicidade plena e isso não vai acontecer trabalhando em algo que não gosta, já que a maior parte do tempo da vida útil é passada no trabalho.

Porém, é necessário entender se as características que estão  desagradando  são inerentes apenas àquela atividade específica ou se são relativas ao mercado que atua. Às vezes, o motivo da mudança é devido ao cansaço e desgaste de estar há anos na mesma função, mas isso também não pode deixa-lo míope a ponto de ser movido apenas pelo instinto ou salário.

Mudar gera desgaste, por isso, antes, deve-se fazer um diagnóstico da situação atual e ajustar o foco aonde deseja chegar. É preciso, ter claro os porquês da mudança, o que gostaria de fazer e para onde desejaria ir, antes de aceitar qualquer outra proposta.

O processo seletivo é um bom momento para analisar as condições que a nova empresa irá oferecer. Durante ele, o profissional vai convivendo com situações e pessoas, comportamentos e processos que podem dizer muito sobre a cultura da nova companhia. Também é importante ter em mente, por exemplo, que na entrevista pessoal os dois lados estão se avaliando, não apenas o recrutador. Aproveite para fazer as suas próprias perguntas, elucidando dúvidas, questionando plano de carreira ou possibilidades de crescimento profissional e, assim, dar melhor direcionamento para sua vida.

Dedicar-se mais à família é um excelente motivo para mudar, mas aceitar uma nova oportunidade em um cargo que exige constantes viagens ou em uma cidade mais longe de casa será frustrante do mesmo jeito. Lembre-se: sem foco não se alcança o alvo e o imediatismo é um péssimo conselheiro. Então, antes de mudar só por mudar ou pelo dinheiro, analise profundamente a nova proposta já que o dinheiro também não traz felicidade completa. Felicidade depende de um conjunto de fatores, inclusive satisfação pessoal no trabalho.

E, por fim, como costumo dizer: dê tempo a tempo e não desista, ou reclame, antes de tentar. Se você fez a escolha certa, baseada nos motivos corretos após uma avaliação bem clara da nova função ou empresa, parabéns, a sua carreira só depende de você. A organização raramente vai descumprir o que foi acordado na contratação. Hoje em dia, as informações circulam muito rapidamente e de forma bem transparente no mercado, então, não espere nada diferente do combinado.

O diferencial é mesmo você. A sua capacidade de adaptação e de comunicação em todos os níveis, seu poder de negociação, seu talento para lidar com o novo e trabalhar em equipe e a sua disposição para recomeçar estarão sendo testados. Então, espere um pouco mais. Ouça com atenção. Ao longo de qualquer carreira, mais do que possuir diversas competências, a qualidade marcante de um vencedor é a determinação.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário