sábado, 16 de agosto de 2014

Como sei que perdi a lucratividade do meu escritório contábil?

Muitos dos clientes atendidos pelo escritório contábil têm como termômetro de sucesso da sua empresa a questão financeira, o que é um grande erro.

Para mim, um dos mais importantes princípios contábeis é o da competência, pois essa visão das receitas e despesas demonstra a qualidade da gestão do negócio. Uma boa gestão gerará recursos à empresa, seja a curto, médio ou longo prazo. Já, a má gestão exigirá recursos para cobrir o déficit. Olhar a empresa somente pelo viés do desempenho econômico-financeiro não dá garantia de que a rentabilidade obtida no presente momento terá continuidade.

A contabilidade fiscal é a melhor resposta para o questionamento que intitula o artigo, porém, é preciso deixar claro que, sozinha, ela não trará dados suficientes para proporcionar a retomada da lucratividade. Além dela, é necessário um maior aprofundamento na análise dos custos para a formação do adequado preço de venda, e, aqui, entra a contabilidade gerencial. O conhecimento sobre o perfil dos custos, fixos e variáveis, diretos e indiretos, informará ao gestor que a mão de obra é o seu maior custo e, naturalmente, deverá, por isso, ter o seu maior foco.

Em contrapartida, gerenciar os demais custos é relativamente fácil e muitos escritórios já o fazem, até porque o que se pode praticar no escritório também é aplicável a qualquer outra empresa. Alguns exemplos: para reduzir custo com energia elétrica e hardware, vale trocar os tradicionais CPUs por Thin Clients; já, para os custos com impressões, pense em adotar equipamentos a laser junto a uma política interna de redução de impressão; ou, ainda, para os custos com água, utilize vasos sanitários com diferentes vasões de água e torneiras por sensor de tempo; etc.

Por último, além de tudo o que foi dito, vale lembrar que bem utilizar o capital intelectual disponível no escritório é o grande desafio, sendo essa a principal fonte da retomada dos resultados. Isso exige meios seguros para apurar o tempo gasto nos atendimentos e, principalmente, para compreender as referidas dedicações. Afinal, para a adequada operação do escritório, além da visão Contábil de seus responsáveis, é essencial ações na visão de Gestor, com tempo, capacidade e ferramentas adequadas para melhorar a utilização da equipe de trabalho.

Pense nisso.

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