quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A importância da atualização profissional para contadores

O atual contexto brasileiro de constantes mudanças na legislação e crescente exigência de obrigações contábeis, fiscais, previdenciárias, entre outras, demanda todos os dias a atualização profissional para contadores. Se antes se podia concluir a graduação e já estar apto para desempenhar suas funções, agora esse requisito mínimo deve vir acompanhado de uma busca constante por novos conhecimentos para entender as mudanças na contabilidade e nos cenários econômicos como um todo. Esse conhecimento será fundamental não só para o desempenho das funções contábeis, mas para o auxílio no processo decisório das empresas dos seus clientes.
 
Saiba mais sobre a importância da atualização profissional para contadores:
 
O perfil atual do contador
 
Atualmente, para que um profissional desempenhe funções como contador, além de formação superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), devida aprovação no exame de suficiência e registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ele deverá ter uma série de outros conhecimentos e aptidões que deverão ser atualizados constantemente.
 
Em decorrência dos avanços tecnológicos e consequentes impactos destes na contabilidade, a atualização profissional para contadores exige, entre outras características, que o profissional seja flexível, proativo e sempre conectado com as mudanças no mundo corporativo e contábil.
 
O uso de sistemas de gestão totalmente integrados entre diferentes áreas da companhia, que fornecem não só informações contábeis, mas a visão gerencial do negócio, bem como os avanços promovidos pelo fisco brasileiro com a implantação, por exemplo, do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), geraram desdobramentos que impactaram de forma decisiva na vida dos contadores, obrigando-os a mudar suas posturas — antes conservadoras e mais reservadas — e adotar uma busca contínua por informações e entendimento do uso dessas tecnologias.
 
Atualização profissional para contadores
 
Outro aspecto muito importante que observamos na contabilidade brasileira é a forte interferência governamental e o número cada vez maior de mudanças, atualizações e de inserção de nova legislação.
 
Cabe ao contador observar não só os Princípios de Contabilidade, mas as Resoluções e Normas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, assim como os Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Sem se esquecer, é claro, de toda a legislação societária, fiscal e previdenciária e outras pertinentes à área.
 
Busca contínua pelo conhecimento
 
A atualização profissional demanda que o contador esteja constantemente participando de cursos, sejam eles presenciais ou em ambiente virtual, palestras e eventos da área, o que vai mantê-lo atualizado não só sob o aspecto técnico, mas também em relação ao seu papel na empresa — já que esse profissional faz parte do processo estratégico de seus clientes.
 
Os contadores também devem sempre buscar materiais que apresentem novas tecnologias, possibilidades de melhoria nos seus processos de trabalho e aspectos técnicos envolvidos em seu dia a dia, bem como soluções que possibilitem a maximização do uso das informações geradas pela contabilidade.
 
A atualização profissional para contadores é um processo contínuo e necessário a todos aqueles que desejam desempenhar suas funções da melhor forma possível. Um profissional atualizado reduz os erros e otimiza o tempo de suas atividades, evita retrabalhos e pode se tornar uma ferramenta valiosa no processo de gestão da empresa.
 
Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário