terça-feira, 31 de agosto de 2010

31/08/2010 - CFC participa do I Congresso: Informaçção de Qualidade Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público

Escrito Por Maristela Girotto

O Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, participou, na manhã desta terça-feira (31), da solenidade de abertura do I Congresso: Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, promovido pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Social Íris, com apoio do CFC. O evento será realizado de 31 de agosto a 2 de setembro, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.


O Congresso tem a finalidade de dar continuidade às ações de estímulo à criação e à consolidação de um ambiente de inovação e cooperação focado no desenvolvimento e na implantação de um modelo de sistema de informação de custos para o Governo federal. Participam do evento profissionais do serviço público, professores e estudantes de diversas Instituições de Educação Superior (IES) do País e entidades do terceiro setor.


"Esse evento é de suma importância para o desenvolvimento e para a transparência das organizações públicas brasileiras", afirmou, na solenidade de abertura, o presidente do CFC. Juarez Carneiro destacou a relevância da implantação do sistema de informações de custos pelo Governo federal e falou a respeito das ações que vêm sendo realizadas, nos últimos anos, conjuntamente, pelo CFC e órgãos governamentais, em especial com o Ministério da Fazenda.


As dez primeiras Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCTSP), publicadas em 2008, segundo o presidente do CFC, foram resultados desse trabalho conjunto, que visa, de forma ampla, à modernização da Contabilidade Pública brasileira. A contabilidade praticada no âmbito do setor público estava delimitada, até a publicação das NBCTSP, pela Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Juarez Carneiro aproveitou a oportunidade para convidar os presentes no Congresso a participarem do II Seminário Internacional de Contabilidade Pública e 3º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas, que serão realizados simultaneamente, de 20 a 22 de setembro, em Belo Horizonte (MG), em promoção conjunta do CFC, Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG). "O desenvolvimento profissional, a educação continuada e a atualização constante dos profissionais são extremamente importantes neste momento de profundas mudanças na Contabilidade brasileira", completou.


A mesa da solenidade de abertura do I Congresso: Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público contou com as presenças do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado; do ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho; do secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho; da secretária de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG, Glória Guimarães; do representante da FGV, Paulo Roberto Motta; do diretor-geral da Esaf, Mauro Sérgio Borgéa Soares; e do presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário