terça-feira, 31 de agosto de 2010

LULA É HOMENAGEADO PELA CLASSE CONTÁBIL BRASILEIRA


Presidente Lula recebe homenagem da classe contábil brasileira


Comunicação CFC - Por Maristela Girotto O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou na noite desta quarta-feira, dia 18, em Brasília, do encerramento do Seminário Lei nº 12.249/10 - Novas Diretrizes para o Sistema Contábil Brasileiro, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). A solenidade contou também com a presença do Vice-presidente da República, José Alencar, e do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, entre outras autoridades.


O CFC, representando todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e os 430 mil profissionais contábeis brasileiros, prestou uma homenagem ao Presidente Lula pela sanção da Lei nº 12.249, em 11 de junho deste ano. A nova Lei, que altera artigos do Decreto-Lei nº 9.295/46, era uma antiga reivindicação da classe contábil e representa o fortalecimento e a modernização da profissão no País.


A presença do Presidente da República na solenidade de encerramento do Seminário foi a segunda participação de Presidente Lula em eventos da classe. Em agosto de 2008, ele esteve presente no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em Gramado. Nesta oportunidade, ele se comprometeu, diante de quase seis mil contabilistas, a solicitar à sua assessoria a possibilidade de encaminhar um projeto de lei - com as alterações na lei de regência da profissão - como iniciativa do Executivo Federal, para que tivesse trâmites mais rápidos. O processo de análise do texto a ser enviado ao Congresso Nacional contou com o auxílio técnico do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado.


Dessa forma, em menos de dois anos, o projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e sancionado pelo Presidente Lula.


A solenidade


A cerimônia de encerramento do Seminário teve início com um discurso de agradecimento feito pela ex-presidente do CFC e atual presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim. "No início de 2006, quando assumimos a Presidência do CFC, empunhamos de pronto a bandeira da nova Lei de Regência, que era um objetivo há muito buscado pela profissão contábil", afirmou, lembrando em seguida do compromisso assumido pelo Presidente Lula em Gramado: "Jamais perdemos a confiança, pois sabíamos que o Presidente Lula tinha consciência da importância da Contabilidade e, consequentemente, da contribuição efetiva dos trabalhadores contábeis para o desenvolvimento do País".


Maria Clara também destacou a participação do secretário Nelson Machado, já conhecido como "padrinho dos contabilistas". Segundo ela, compromisso e confiança sempre foram os termos empregados pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda em relação às reivindicações da classe.


Como presidente da Abracicon, Maria Clara aproveitou a oportunidade para conferir a Nelson Machado o título de Membro Honorífico da entidade magna dos cientistas contábeis do País, em reconhecimento às imprescindíveis gestões do secretário. A medalha da entidade foi colocada no novo imortal da Abracicon pelo Presidente Lula.


Agradecendo a homenagem, Nelson Machado falou sobre a sua satisfação em saber que a Contabilidade e a profissão de contador vêm passando por grandes transformações nas últimas décadas.


Posteriormente, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, entregou uma medalha do Presidente Lula, em reconhecimento ao trabalho realizado em prol das empresas do setor de serviços.


Já o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, expressou publicamente "um sincero 'muito obrigado' pela especial consideração e respeito do Presidente Lula para com a totalidade dos contabilistas do nosso País".


Juarez Carneiro, dirigindo-se ao Presidente da República, afirmou que os profissionais contábeis, até por ofício, costumam registrar tudo. Por isso, jamais esqueceriam os benefícios recebidos.


"Também queremos agradecer a atualização da Legislação das Sociedades Anônimas, através da Lei nº 11.638, sancionada por Vossa Excelência. Essa Norma modernizadora alargou as portas da economia brasileira no mercado global, possibilitando ao nosso País dar um gigantesco passo na longa estrada da convergência das Normas de Contabilidade ao padrão internacional, o que favorece a aceitação ampla da Contabilidade praticada no Brasil no contexto das demais nações do mundo", afirmou.


O Presidente da República entregou a Juarez Carneiro um pergaminho com o texto da Lei nº 12.249/10 escrito. O documento irá compor o acervo do Museu da Contabilidade, que funciona no CFC.


O Presidente Lula agradeceu a homenagem recebida da classe contábil e dividiu as conquistas de seu Governo com o Vice-presidente José Alencar. Ele destacou que sua gestão está a quatro meses do fim e discursou em tom de despedida.


Sobre a possibilidade de criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa, sugerida em discurso por Valdir Pietrobon, Lula disse que espera que o próximo governante da Nação crie o ministério, uma vez que não seria oportuno criá-lo no fim do mandato. Em relação à reforma tributária, o Presidente lamentou que ela não tivesse sido aprovada no Congresso Nacional, após um amplo trabalho para a elaboração de projeto.


Lula também discorreu sobre a importância do Estado para a economia, dizendo que foi graças a um Estado forte que o Brasil conseguiu "segurar a crise" financeira internacional. Entre vários outros assuntos, o Presidente aproveitou a oportunidade para falar em tom de brincadeira com José Alencar: "Vamos descer a rampa do Palácio do Planalto mais felizes e menos nervosos do que quando subimos".


O Presidente da República agradeceu ao povo brasileiro por acreditar no seu Governo, destacando que hoje o Brasil é credor do Fundo Monetário Internacional. "É o FMI que hoje deve pra nós; vou mandar um contador lá pra cobrar", brincou Lula.


Fonte: CRC/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário