quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cápsula usada no resgate de mineiros vira peça de exposição no Chile

Da Agência Brasil

Foto: o globo
Brasília – A cápsula Phoenix 2, usada para resgatar os 33 trabalhadores que ficaram 70 dias presos no interior de uma mina no Norte do Chile, virou peça de exposição em praça pública. Em Santiago, capital chilena, centenas de pessoas foram à Plaza de la Constitución, que fica em frente ao Palácio de la Moneda, sede do governo federal, para ver o equipamento.

A cápsula será exibida em Santiago até o dia 25. Em seguida percorrerá as principais cidades do país em exposições itinerantes. "A cápsula foi construída pela inteligência e tecnologia chilenas. É uma recordação para a humanidade", disse o vice-presidente do Chile, Rodrigo Hinzpeter.

As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam. “O Chile tornou disponível para a humanidade um exemplo de sacrifício e inteligência, com um modo próprio de fazer as coisas, protegendo a vida. O mundo inteiro olha para o nosso país, hoje, com olhos diferentes", disse o vice-presidente chileno.

Pela manhã, o ministro da Mineração chileno, Laurence Golborne, voltou à Mina San José, no Deserto de Atacama, para oficialmente encerrar os trabalhos de resgate. As máquinas e equipamentos usados na operação de resgate devem ser retirados em, no máximo, duas semanas.

Edição: Vinicius Doria

Leia também:

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário