quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Operação GENOVA desarticula fraudes no ramo de rochas ornamentais


A Receita Federal do Brasil em conjunto com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, com a Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo e com a Polícia Militar desencadeou nesta quarta-feira (06) a Operação GENOVA, desarticulando uma organização que seria especializada em fraudes fiscais na comercialização de pedras ornamentais (blocos, placas, chapas e peças de mármore e granito em geral).

O ramo de rochas ornamentais utiliza intensivamente o transporte rodoviário e por isso necessita da contratação de seguro para carga. As investigações indicam que haveria subfaturamento dos valores das mercadorias nas notas fiscais sem prejuízo da garantia de pagamento integral do seguro em caso de sinistro.

Levantamento inicial da Receita Federal demonstra que a sonegação pode ultrapassar duzentos milhões de reais em tributos nos últimos cinco anos, envolvendo cerca de 70 empresas.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 01 de prisão temporária por 72 servidores da Receita Federal e Estadual do Espírito Santo e 50 policiais militares. As ações concentram-se em empresas situadas no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Será concedida, hoje (06/10), às 15h, no auditório da Delegacia da Receita Federal em Vitória, entrevista coletiva com a participação da Delegada da DRF/Vitória, Laura Gadelha; do Procurador Geral de Justiça do Espírito Santo, Fernando Zardini; do Sub-Secretário da Sefaz – ES, Gustavo Guerra e do Assessor de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo, Ronalt Willian de Oliveira.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/RFB

Fonte: Receita Federal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário