terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aumenta o faturamento de micro e pequenas empresas

Bem Paraná

De janeiro a novembro de 2011 o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) aumentou 4,3%. Em relação a novembro de 2011 e novembro de 2010, houve aumento de 6,1%. Os dados são da pesquisa Indicadores Sebrae-SP.

Embora tenha tido aumento de 2,3%, o comércio foi o setor que menos cresceu. O setor de serviços teve alta de 13,5% na comparação com novembro de 2010.

Segundo a pesquisa, dos proprietários de MPEs, 31% acreditam que terão aumento no faturamento em 2012, 50% acham que manterão a receita e apenas 7% esperam queda no faturamento real.

De acordo com o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Bruno Caetano, as micro e pequenas empresas tendem a acompanhar o ritmo de crescimento na economia do país. "Considerando as características das MPEs, que vendem principalmente para o consumidor, no mercado interno, a evolução da ocupação e da renda na economia deverão influenciar, de maneira relevante, o desempenho das MPEs em 2012", disse.

A pesquisa é feita todos os meses pelo Sebrae-SP, com apoio da Fundação Seade. Em novembro, participaram do levantamento 2.716 micro e pequenas empresas dos setores de comércio (57% do universo das MPEs paulistas no setor), serviços (32%) e indústria de transformação (11%). Em todo o estado, são mais de 1,3 milhão de empresas nos três setores.

Fonte: Fenacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário