A partir de 2014, os empresários brasileiros
terão que se preparar para uma nova obrigação acessória: o Sistema de
Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e
Fiscais, e-Social. Será mais uma etapa do Sistema Público de Escrituração
Digital – SPED e tem por objetivo unificar o envio de informações, pelos
empregadores, relativas aos seus empregados e vem gerando diversas dúvidas das
empresas de serviços e empresários.
Para tirar dúvidas sobre a nova obrigação, na
última quinta-feira (29) foi realizado em São Paulo a 1ª Conferência e-Social.
Idelaizado pela Thomson Reuters, e realizado pela Fenacon e Sescon–SP, o
encontro teve como palestrante o Coordenador de Sistemas de Atividade Fiscal da
Receita Federal, Daniel Belmiro, que anunciou um cronograma prévio. Entretanto,
o mesmo ainda poderá sofrer mudanças, pois será avaliado pelo Comitê Gestor do
e-Social.
Durante as inscrições para a Conferencia eSocial,
a Thomson Reuters promoveu uma sondagem técnica que ouviu cerca de 2 mil
empresas sobre os preparativos para a implantação do projeto. A pesquisa apontou
que 70% das empresas ainda não possuem nenhum projeto interno para atender a
nova obrigação. Dentre os restantes, 30%, apenas um quarto diz ter efetivamente
um projeto em andamento. Delas, 19% se dizem aguardando fornecedores, 30% estão
em estudos e 13% se capacitando. A Conferência foi acompanhada também pela
internet, por uma audiência que extrapolou o território nacional e reuniu
executivos nos Estados Unidos, França, Alemanha e Japão.
Fonte: Fenacon
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