terça-feira, 4 de maio de 2010

RECEITA FEDERAL: Operação Cáften desmantela fraude em Minas Gerais

A Receita Federal e a Polícia Federal desencadearam hoje, 04 de maio, a operação CÁFTEN com o objetivo de desmantelar esquema de interposição fraudulenta de pessoas no quadro societário de empresas (utilização de “laranjas”), visando excluir responsabilidade por obrigações tributárias e bancárias.

As ações ocorrem em Belo Horizonte e Nova Lima, onde são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão além de mandados de arresto de veículos, imóveis e bloqueio de contas judiciais. Participam da operação 19 servidores da Receita Federal, 80 da Polícia Federal e 02 da ANVISA.

O caso Cáften, iniciado pela Receita Federal e Ministério Público Federal, constatou que um contador e empresário era mentor de um esquema que, por meio de um escritório de contabilidade, simulava operações de transferências de titularidade de empresas, utilizando pessoas sem capacidade econômica e financeira.

O objetivo da fraude era favorecer empresários de vários segmentos, principalmente na comercialização de cosméticos e confecções. Suspeita-se também que empresa produtora de cosméticos, envolvida na investigação, utilize insumos vencidos e funcione sem autorização da ANVISA.

Além dos crimes de formação de quadrilha e falsidade ideológica, há suspeita do cometimento de diversos ilícitos, tais como: fraude à execução fiscal, sonegação fiscal, crimes contra o sistema financeiro nacional, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, estelionatos de diversas matizes e extorsão.

Será concedida às 10h30 de hoje (04.05) uma entrevista coletiva com Receita Federal e Policia Federal em Belo Horizonte, na sede da Policia Federal, para dar mais detalhes sobre a operação.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/ RFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário