sexta-feira, 27 de maio de 2011

O investimento certo


A tecnologia invade a nossa vida e nos cerca de facilidades e controles. Cotidianamente nos dá mostras do quanto está inserida no contexto diário, quer seja em ambiente de trabalho, quer no lazer.O grau de inserção é tamanho, que não conseguimos imaginar um dia sequer sem luz elétrica, internet, celular, e-mail ou televisão. Junto a todas essas facilidades, a tecnologia está cada vez mais intrínseca em nossas vidas, servindo como ponto de controle, prazer, agilidade, acesso rápido e manutenção de um manancial de informações, dentre outras aplicações.

No mundo empresarial a tecnologia também se faz presente. Cada vez mais os CEOs estão conectados por aparelhos celulares de última geração que possuem imensuráveis funções, tais como acesso e leitura de emails, apresentações, tem editores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados e muito mais.

No universo jurídico, estamos acompanhando um crescente de produtos específicos para advogados e escritórios jurídicos. Há uma demanda cada vez maior em busca de agilidade, facilidades, acessibilidade e, principalmente, praticidade.

Contamos com aparelhos diversificados, desde smartphones completos a softwares de controle do escritório além dos acompanhamentos tradicionais de processos.

Antes, o advogado controlava apenas os processos que tinha e extraía relatórios.

Atualmente, com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, há a necessidade de inúmeros outros recursos, como por exemplo, controle dos clientes desde a prospecção (CRM), Gestão Eletrônica de Documentos (GED), gestão financeira completa do escritório e do cliente, relatórios avançados que demonstram diversas informações pertinentes, para se obter a gestão completa do escritório, além do tradicional controle das ações.

Alguns telefones celulares fazem parte deste trabalho, acessando internet, e-mails, permitindo elaboração e visualização de arquivos de texto, planilhas de cálculos, apresentações e muito mais. E tudo com a praticidade de poder manter o maior número de informações possível em um aparelho pequeno e prático que pode ser levado a qualquer lugar onde se faça necessário.

Nesse contexto, não obstante o crescimento tecnológico e sua real necessidade de utilização no universo jurídico moderno faz-se imprescindível, também, inserir o empregado como peça chave desta relação de migração e transformação de processos e projetos inovadores, que visem atendimento ágil e praticidade no ambiente de trabalho.

A tecnologia pode fazer a diferença em termos de negócios, pois traz mais competitividade, maior rentabilidade, na medida em que exige um investimento menor de tempo e pessoal e aumenta substancialmente a produção.

A valorização dos profissionais é fundamental para o crescimento de um escritório de advocacia. A tecnologia em si somente trará benefícios aos escritórios jurídicos e empresas em geral se todo o quadro funcional estiver comprometido em fazer a transição de tecnologias, preocupando-se em assimilar as ferramentas que estão à disposição para facilitar o desempenho de suas funções.

Somente um empregado motivado, engajado com o crescimento da empresa, agirá de tal maneira, haja vista que, apesar da demanda de tempo ser menor depois de implantadas as mudanças necessárias, até atingir esse patamar, a dedicação, o empenho e o tempo investido nesse aprendizado serão maiores. Em médio prazo, porém, suas atividades cotidianas se tornarão muito mais eficazes e demandarão menos tempo, ou seja, aumentarão a produtividade e possibilitarão um controle maior das atividades.

Mesmo com a automatização das tarefas, o comando para execução das mesmas é efetuado pelo homem, razão pela qual o fator humano merece uma atenção especial.

Este é um dos princípios que deve nortear os gestores de um escritório de advocacia: investir no seu negócio, sempre. Contudo, sem descuidar-se dos recursos humanos, ou seja, da sua equipe. Investir sempre nos empregados e no seu negócio, tornando-o mais competitivo e atraente, é, sem sombra de dúvidas, a melhor alternativa em busca do sucesso.
_______________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr


Nenhum comentário:

Postar um comentário