O QUE É JUSTIÇA?
Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, e é um termo que vem do latim. É o principio básico de um que tem o objetivo de manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
É um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais.
Em Roma, a justiça é representada por uma estátua, com olhos vendados, que significa que "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre todos.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
Justiça também é uma das quatro virtudes cardinais, e, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido"
JURAMENTO MEDICINA
“ Eu juro / que ao exercer a arte de curar /
mostrar-me-ei fiel / aos preceitos da
honestidade, / caridade e da ciência.
Penetrando no interior dos lares, / meus
olhos serão cegos, / minha língua calará
os segredos que me forem revelados, / os
quais terei como preceito de honra.
Nunca me servirei da profissão / para
corromper os costumes e favorecer o
crime.
Se eu cumprir este juramento com
fidelidade / goze eu, para sempre, / a
minha vida, minha arte / de boa
reputação entre os homens.
Se o infringir ou dele me afastar, /
suceda-me o contrário”.
Assim eu Juro!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário