A Receita Federal aumentou em 20% a capacidade do sistema para download do programa da declaração do Imposto de Renda (IR) pelos contribuintes e para a recepção de dados, informou nesta quinta-feira a coordenadora de Tecnologia da Informação do órgão, Cláudia Maria Andrade.
O limite de downloads passou para 1 milhão por dia e a capacidade de recebimento de dados subiu para 3,5 milhões diários. Levantamento do Fisco aponta que, nos primeiros dias, o número de declarações enviadas varia entre 150 mil a 200 mil. Na última semana do prazo para a entrega, a quantidade chega ao limite de 3,5 milhões.
“Se necessário, é possível aumentar a capacidade”, disse a coordenadora, em referência ao atendimento de uma “elevação não prevista” no uso dos sistemas. A Receita Federal espera não enfrentar problemas de congestionamento no período de declaração do IR.
Neste ano, a Receita também “implementou novas ferramentas de segurança”, visando impedir qualquer tentativa de ataques ao site, por exemplo, de hac.
O programa para a declaração do IR ainda não estará disponível para tablets. “Para isso é necessário uma aplicação direcionada”, afirmou Cláudia Andrade, sobre a demanda por esse serviço nos aparelhos.
Nesta sexta-feira, o contribuinte já poderá baixar o programa de declaração do IR no portal da Receita. Mas o envio dos dados só poderá ocorrer a partir do dia 1º de março.
Texto confeccionado por: Thiago Resende e João Villaverde
Fonte: Site Contábil
Nenhum comentário:
Postar um comentário