quarta-feira, 25 de julho de 2012

12 elementos primordiais para ter sucesso ao iniciar uma sociedade


Ao escolher um sócio, o empresário deve analisar critérios como afinidade, objetivos pessoais e confiança

Abrir o próprio negócio e ser um empreendedor é o sonho de muitos brasileiros. Quando a opção de encarar o mercado por meio de uma sociedade se torna real, é importante ficar atento a algumas informações e dicas para que a parceria tenha sucesso.

A advogada especialista na Área Societária da Gaiofato Advogados Associados, Tábata Golfeto Delaquila, explica como não transformar o negócio em pesadelo. De acordo com ela, para abrir qualquer tipo de empresa, é importante fazer um planejamento e conhecer corretamente o ramo em que irá atuar, para que assim, sejam estabelecidos os objetivos e o plano de negócio.

Em seguida, é adequado fazer um levantamento de dados e informações em associações e sindicatos especializados no segmento da empresa para obter todas as informações necessárias para legalizar o novo estabelecimento. "É importante saber que qualquer negócio oferece riscos, seja ele de qualquer ramo de atuação, e prevenir-se contra eles é bem favorável", ressalta a advogada.

Quando o futuro empreendedor já conhece o mercado em que irá atuar e tiver seus plano de negócios bem estruturado, será preciso decidir se irá ingressar na área sozinho ou com um sócio. "Ao escolher um sócio, o empresário deve analisar os seguintes critérios: afinidade, objetivos pessoais, confiança, habilidades complementares e principalmente os valores éticos e pessoais. Afinal, o elo entre eles será além de qualquer legislação ou documento, se baseando totalmente no relacionamento estabelecido", garante.

E, antes da formação de uma nova sociedade, é necessário formalizar em um documento cada uma das responsabilidades dos sócios, além dos direitos e deveres diante da sociedade, para que haja um contrato social da empresa. Além disso, todas as informações necessárias, que compõem este documento, devem estar devidamente pontuadas, levando em consideração fatores como a formação e funcionamento da sociedade empresarial.

Algumas dicas sobre as informações que precisam conter no contrato social:

1 - Denominação jurídica da empresa;

2 - Denominação do nome fantasia da empresa;

3 - Se Ltda., descrever o valor das cotas sociais e a quantidade de cotas;

4 - Qualificação dos sócios;

5 - Participação de cada sócio nas cotas sociais;

6 - Quem responde pela administração da empresa (sócio ou terceiro);

7 - Demais cláusulas gerais que variam de acordo com cada empresa e ramo de atuação;

8 - Foro de eleição para dirimir eventuais processos contra si;

9 - Assinatura de todos os sócios;

10 - Assinatura de duas testemunhas;

11 - Assinatura de um advogado;

12 - Registro desse contrato na Junta Comercial do Estado.

Em seguida, é preciso fazer o registro na Junta Comercial. Ele servirá para identificar quem são os sócios responsáveis pela empresa, e só é aceito se já houver os elementos citados acima. Após o registro, o empreendedor deve solicitar junto a Receita Federal o CNPJ, a inscrição municipal e, dependendo do segmento, é preciso realizar o pedido de inscrição estadual. "Com toda a documentação pronta, basta colocar as ideias em prática e iniciar a nova empreitada", finaliza a advogada.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário