Com o grande salto da informatização que aconteceu há alguns anos, muitos serviços passaram a ser disponibilizados também de maneira virtual. Atualmente, o mercado online é imenso e permanece exponencialmente evoluindo. Mas, muitas vezes, faltam métricas para avaliar a satisfação dos usuários e até mesmo a qualidade dos serviços prestados por sites.
Justamente com o objetivo de aferir os serviços oferecidos pela Receita Federal do Brasil por meio do seu site, o auditor fiscal Alexandre Rampelotto preparou uma pesquisa sobre o tema. O estudo conta com apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), da Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, e está sendo desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A pesquisa pretende identificar os fatores que contribuem para a efetividade do site e os fatores que conduzem o usuário a procurar atendimento presencial na busca por informações ou serviços que também estão disponíveis na internet.
“É de fundamental importância que o site da Receita Federal atenda com eficiência e eficácia às demandas, não apenas dos profissionais de contabilidade, mas de toda a população. Esse é um serviço imprescindível e precisa ser aferido”, ressalta o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon.
Metodologia
A pesquisa compreenderá duas fases simultâneas: uma qualitativa, com análise bibliográfica, documental e entrevistas com gestores da área de atendimento e tecnologia da Receita Federal; e outra quantitativa, operacionalizada por meio de um questionário eletrônico disponível para os profissionais da contabilidade e um questionário em papel, disponibilizado para o mesmo público alvo quando este for buscar atendimento presencial nos Centros de Atendimento da Receita Federal em todo o território nacional.
Não serão coletadas informações que permitam identificar os respondentes, e os dados obtidos pretendem, unicamente, conhecer a opinião dos profissionais da contabilidade em relação à forma de buscar informações ou executar serviços. A coleta de dados ocorre até 15 de setembro e o link de acesso está disponível no site da Fenacon (www.fenacon.org.br).
Sobre a Fenacon
A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) representa mais de 400 mil empresas do setor de serviços, reunindo 36 sindicatos, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. Com forte atuação na defesa dos interesses do setor de serviços, a Fenacon tem entre as suas principais conquistas a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Empreendedor Individual e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, além da criação da universidade corporativa UniFenacon. Mais informações: http://www.fenacon.org.br/.
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