quinta-feira, 19 de julho de 2012

Veja 4 dicas para encarar a demissão

Consultores contam como os profissionais podem se recolocar no mercado de trabalho com mais facilidade .


Ser demitido não é um momento fácil para o profissional, que pode ficar desestimulado e duvidando de seu potencial. No entanto, como nem sempre os motivos para a rescisão do contrato de são relacionados à incompetência, é preciso que o funcionário conheça as razões de sua demissão.

"Para não ficar à mercê da imaginação, não guarde dúvidas. No momento da demissão, pergunte por que está sendo mandado embora. É seu direito saber o motivo, para ter consciência exata do que levou seus superiores a abrirem mão dos seus serviços. Assim, saberá se a causa da demissão veio da empresa ou do seu desempenho e saberá exatamente em que melhorar, para não passar pela mesma situação no emprego seguinte. Também não crie tumulto ou inimizades na hora da rescisão. É sempre importante manter sua rede de contatos profissionais saudável", explica Roberto Picino, diretor da Page Personnel, empresa de recrutamento especializado em profissionais de suporte à gestão .

O consultor selecionou algumas dicas para facilitar a busca de emprego e deixá-lo mais próximo da recolocação:

Controle os gastos

O momento é de economia. Aproveitar o tempo livre e a perspectiva de um novo cargo para fazer cursos é o impulso natural, porém, evite dispersar sua reserva financeira em atividades que, muitas vezes, não são necessárias. O aprimoramento é válido, mas, se desejar fazê-lo, procure por capacitações realmente importantes para a sua área de atuação. Também tenha muito cuidado no momento de planejar as contas. Faça o possível para saber se não sentirá a ausência do dinheiro mais tarde.

Aproveite para refletir

Por que perdeu o emprego? O que poderia ter feito para garanti-lo? Qual é o seu maior potencial? Que perfil profissional gostaria de ter? Qual cargo ou empresa é compatível com tal perfil? Na busca, você precisará ter consciência do seu diferencial, para deixá-lo à vista dos empregadores. Visão de futuro também é essencial para ir diretamente atrás do que deseja, ao invés de ficar procurando oportunidades sem ter certeza do que quer encontrar.

Prepare-se para as oportunidades

Reveja seu currículo, atualize-o com informações pertinentes à sua área de interesse e procure dicas de como obter sucesso em uma seleção ou uma entrevista. Quando a chance surgir, esteja pronto para consegui-la.

Contate sua rede

Não fique constrangido em pedir indicações. Seu novo cargo não cairá do céu e, muitas vezes, as melhores oportunidades vêm por recomendação. Se ampliar sua busca, terá mais chances de encontrar uma vaga. Afinal, mesmo que você não seja indicado por alguém, as pessoas saberão que está à procura de emprego e, se elas virem uma oportunidade, pensarão em você.


Acompanhe o Administradores no Twitter

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário