quinta-feira, 11 de abril de 2013

Escritórios registram aumento na procura pela declaração do IRPF

Os escritórios de contabilidade em Aracaju (SE) já registram um aumento no número de declarações do Imposto de Renda nestes últimos dias do prazo. No entanto, ainda tem muito sergipano que ainda está separando os documentos para fazer os ajustes com o Leão. Contadores recomendam não deixar a declaração para os últimos dias.

No escritório em que trabalha Joseval Mota, o volume cresceu 30% em relação ao mesmo período do ano passado, e o expediente de trabalho se estende até altas horas da noite para conseguir cumprir os prazos. “Ultimamente fico até mais de meia noite para declarar os impostos dos meus clientes. A expectativa é de a demanda aumentar ainda mais na próxima semana”, disse.

Segundo o contador, a procura maior acontece pelos contribuintes que tiveram retenção do imposto de renda. “Muitos dizem que como sofreram retenção dos bens, agora querem receber o máximo possível de lucros”.

De acordo com o levantamento da Receita Federal, até o momento já foram declarados quase 8 milhões de impostos de renda no Brasil. O contador Leonardo Alcântara aconselha ao contribuinte não deixar para procurar o serviço restando apenas uma semana, pois problemas no congestionamento da rede podem atrapalhar o processo. “Meu conselho é que o contribuinte já comece a separar a documentação necessária, para não perder tempo na hora que ele for a algum contabilista”, ressalta.

O contador lista os documentos necessários: informes de rendimento, despesas médicas, odontológicas, previdenciárias, de planos de saúde, os informes bancários além dos bens como imóvel, veiculo e da declaração do imposte de renda do ano passado.

Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário