quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

“Os desafios da profissão contábil” foram analisados em palestra

Sicontiba prestigiou o evento em homenagem ao Dia do Contabilista

Em palestra, dia 29, em Curitiba, no auditório do escritório de contabilidade J&L, o contador e escritor Laudelino Jochem apresentou a evolução histórica da contabilidade e destacou como um dos desafios do contador, atualmente, a responsabilidade social. A palestra, em comemoração ao Dia do Contabilista, foi promovida pelo escritório de contabilidade J&L, que desde 2008 vem oferecendo informação e treinamento para funcionários, clientes e a comunidade.

Laudelino Jochem é contador, bacharel em Ciências Contábeis, especialista em contabilidade e finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenador das áreas tributária, contábil, cursos e treinamentos da J & L – Contabilidade, além de professor universitário, co-vencedor do III – Concurso Prêmio Professor “Orivaldo João Busarello”, categoria profissionais-professores de contabilidade, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e Academia de Ciências Contábeis do Paraná, no ano de 2008; pesquisador e autor dos livros “Contabilidade: uma análise crítica da evolução histórica”, “Pequenas Empresas Grandes Desafios” e “Gestão Estratégica de Empresas”.

Entre os convidados, Narciso Doro (Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – SICONTIBA), Giovani Bordini (Coordenador do Curso de Especialização de Gestão Tributária da PUC-PR, campi Prado Velho), Antonio Otílio Freire (Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós Graduação em Ciências Contábeis da UNIANDRADE Curitiba), Everaldo Bomsenhor (Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Paranaguá), José Martins dos Santos (Secretário da Administração da Prefeitura Municipal de Pinhais), Rosa Maria de Jesus Colombo (Secretária da Educação e Cultura do Município de Pinhais), Edilberto Mazon (Auditor Fiscal da Prefeitura Municipal de Pinhais), Paulo Sérgio Miguel (Diretor da AM3 Auditoria e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da PUC-PR, campi Prado Velho), Ademir (Representante da FECOPAR) e Darwin (Presidente da Câmara de Conselho e Arbitragem do MUNICÍPIO de Pinhais). Houve também a participação de vários contabilistas, entre eles, José Carlos Miranda e Jesuel Laureano Souza.

O escritor teceu um panorama histórico da contabilidade e demonstrou a relação entre capitalismo e contabilidade, ressaltando a importância do controle tributário exercido pelo contabilista para o progresso econômico e alertou para o papel ambiental e social do profissional. “A riqueza é formada nas empresas, que indiretamente aumentam os problemas sociais e a pobreza, a partir do momento que sonegam impostos e burlam o fisco; portanto cabe aos contabilistas realizarem um trabalho digno, estando a ética e a responsabilidade acima de tudo, para diminuir a desigualdade social”, disse.

“As empresas brasileiras, principalmente as médias e grandes, vêm sendo incentivadas a fazer e apresentar o balanço social e ambiental. O Conselho Federal de Contabilidade disponibiliza um modelo de balanço sócioambiental, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, com regras para todos os níveis da gestão empresarial”, acrescenta o presidente do Sicontiba, Narciso Doro. Na avaliação dele, a sociedade precisa se unir para combater os problemas, ressaltando que “o sindicato é um braço da democracia, as centrais sindicais reúnem o interesse comum de várias categorias, por isso nos uniremos e participaremos de uma reunião na OAB junto com profissionais de outras áreas para nos posicionar e tomar uma atitude em relação à corrupção e falta de transparência na Assembléia Legislativa do PR”. Esta é uma forma de responsabilidade social.

Presidente do Sicontiba, Narciso Doro, opinando sobre o desafio do contabilista

Fonte: SICONTIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário