segunda-feira, 23 de abril de 2012

Receita vai fiscalizar pelo menos 200 mil declarações do IR


A Receita Federal informou que pretende fiscalizar pelo menos 200 mil declarações do Imposto de Renda neste ano. Quem não prestar contas direito ao Fisco pode cair na malha fina.

A Receita espera receber 25 milhões de declarações em 2012.

A omissão ou declaração incorreta dos rendimentos ocupa o topo da lista de razões para a malha fina. Quem tem mais de um emprego não deve esquecer de informar todos os rendimentos, ainda que parte desse dinheiro não tenha o desconto do IR direto na fonte.

O mesmo vale para os rendimentos dos dependentes. Neste ano, por exemplo, a dedução por dependente é de até R$ 1.889,64.

A Receita Federal já intimou, até o dia 15 de abril deste ano, 158.094 contribuintes com indícios de fraudes na declaração de 2011. No ano passado, 385 mil contribuintes pessoa física foram intimados, o que resultou no lançamento do crédito tributário de R$ 5,8 bilhões.

``As declarações deste ano ainda estão sendo recebidas. Quem recebeu termo de início de fiscalização tem que ir à Receita para tentar a impugnação ou fazer os pagamentos, não pode mais retificar a declaração``, informou o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Caio Marcos Cândido.

No caso de haver fraudes, a multa é de 150% do valor do imposto devido
 
Fonte: Site Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário